quinta-feira, 27 de novembro de 2008

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL


Vídeo de encerramento da Oficina de Educação Patrimonial homenageando as alunas do 4º período de Pedagogia.
Criação: Silvana A.Marques
Direção: Silvana A.Marques e Valdênia G.Prado

terça-feira, 25 de novembro de 2008

GUIA DO PROFESSOR

Elaborado pelas alunas da Faculdade Pedro II, do Curso de Pedagogia 4º período: Adriana Miranda/Eliane Reis/ Gisele Cardoso/Quênia Andrade/Silvana Marques/Soraya Anjos. Sob orientação do professor: Anderson Pimentel Borges da disciplina de Educação, Comunicação e Tecnologia.

INTRODUÇÃO
A principal função do trabalho com o tema “APRENDENDO A RECICLAR” é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade sócio-ambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.
Nessa perspectiva as atividades aqui propostas, tem como objetivo despertar os alunos para que possam, não apenas agir corretamente no processo de preservação do meio ambiente através da reciclagem de lixo, como também capacita-los a utilizar o programa Audacity que será de fundamental importância para a construção de uma webrádio sobre o tema proposto neste trabalho.
OBJETIVOS
- Despertar a conscientização a respeito do Meio Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem.
- Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitários e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover economia de matéria-prima.
- Levar o aluno a reciclar em oficinas de materiais recicláveis, as sucatas encontradas no meio em que vive.
- Utilizar o material reciclado no dia-a-dia.
- Elaborar uma webrádio reforçando o aprendizado dos alunos, alertando-os para os cuidados que precisamos ter com o meio ambiente e para divulgação de tudo que foi trabalhado durante a semana do projeto.
PRÉ-REQUISITOS
- Alunos da 3ª e 4ª séries do ensino fundamental com noções mínimas de informática.
- Professor ter domínio do programa Audacity para orientar seus alunos.
TEMPO PREVISTO PARA A ATIVIDADE
- De duas a três semanas (dependendo da abordagem do professor pelo tema).
NA SALA DE AULA
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Português (3ª e 4ª séries)
- Produzir textos, sobre a reciclagem e Meio Ambiente, eles serão importantes na hora de gravar a webrádio.
- Os alunos confeccionam crachás, tipo “Aprendendo a Reciclar” e usam durante o projeto, ajudando na coleta seletiva da escola.
- Produzir um texto com o tema: “Se eu fosse uma latinha descartável”, contando os caminhos percorridos por ela.
- Produzir textos poéticos sobre o Meio Ambiente.
- Organizar uma excursão à uma Usina de Reciclagem de Lixo.
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO
- Não só a questão do lixo será analisada e modificada, mas também o desperdício dos recursos naturais; água, energia elétrica, papel, vidro e demais materiais recicláveis que hoje têm alternativas de utilização a partir da transformação dos mesmos.
- Para desenvolver essas questões, o enfoque dado deverá ser interdisciplinar, percebendo-se o ambiente como um tema transversal que permeia as várias disciplinas. Sugerimos trabalhar com as disciplinas: Geografia, História, Ciências, Artes.
- Discutir o que fazer com as sobras? As sobras da merenda escolar, folhas velhas de hortaliças, restos de comidas, etc., deverão ser reaproveitadas na horta, após fermentação natural. E de extrema importância o uso deste adubo na horta escolar.
- Fazer o reaproveitamento com papéis reciclados, garrafas pet e outros materiais nas aulas de Artes.
- Falar aos alunos a respeito da possibilidade de se reciclar o papel.
- Comentar com seus alunos que, caixas de papelão, jornais, etc. são obtidos pela reciclagem do papel; assim, eles terão a idéia de quanto a reciclagem contribui para poupar a derrubada de árvores em nosso país. Dessa maneira, podemos evitar a derrubada desnecessária de muitas árvores.
- Através de banner ou cartaz explicar o tempo de decomposição de cada material junto à natureza.
- Distribuir latas de lixo pela escola para coleta seletiva.
- Orientar os alunos a jogar lixo observando as cores dos latões de acordo com o material: Azul: papel, cartolina, papelão, sacos de papel, caixas de papelão, rótulos, etc. Amarelo: latas de um modo geral, tampinhas de garrafa.
NA SALA DE COMPUTADORES
PREPARAÇÃO
- Organizar grupos de 04 alunos por computador.
- Deixar os alunos a vontade para explorar o Audacity de acordo com o interesse e curiosidades particulares.
- Recomendar que, em caso de dúvidas, sejam feitas anotações para serem esclarecidas.
- Incentivar os alunos a buscarem soluções por meio de diálogo com o parceiro ou no próprio programa do Audacity.
MATERIAL NECESSÁRIO
- Textos preparados sobre o tema do projeto para serem gravados na webrádio.
- Cadernos para anotações, lápis e borracha.
REQUERIMENTOS TÉCNICOS
- Cada computador deve conter um microfone, caixas de som e o programa Audacity instalado.
DURANTE A ATIVIDADE
- Explicar passo a passo como será feita a webrádio.
- Orientar os grupos na utilização do programa Audacity e tirar as dúvidas dos alunos a medida que forem surgindo.
DEPOIS DA ATIVIDADE
- Será necessário usar mais de uma aula para a montagem da webrádio. Os alunos poderão trazer convidados para participar da gravação do programa como o professor de Ciências, Geografia, Artes, ou até mesmo colegas de outras salas. Sugerimos que peça aos alunos para relatarem o que mais surpreendeu.
QUESTÕES PARA DISCUSSÃO
Como sugestão, faça uma lista de perguntas para promover uma discussão:
. O que você e sua família estão fazendo em casa em prol do Meio Ambiente?
· Porque é importante este cuidado como o Meio Ambiente?
· O que podemos faze para contribuir e melhorar a vida do nosso planeta?
· Quais os principais problemas ambientais do nosso planeta?
· Porque hoje se fala tanto em coleta seletiva?
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas.
Se o lugar em que vivemos não é o melhor do mundo, podemos e devemos transformá-lo. Temos família, vizinhos, amigos e organizações que podem ajudar. Muitas vezes, ações coletivas fazem com que as idéias se transformem em possíveis mudanças. Mas, para que isso se realize é necessário conscientizar a criança para que ela entenda que devemos cuidar juntos da nossa qualidade de vida.
Na escola temos a oportunidade de descobrir novas habilidades, trabalhar em grupo, nos comunicar. Aprendendo também a importância de certos valores, como solidariedade, companheirismo e respeito, que serão importantes ao longo de nossas vidas.

Veja as imagens do projeto, acesse o link:
http://picasaweb.google.com.br/adrianatmoliveira/ProjetoAprendendoAReciclar#

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Poema "Olhem Bem as Montanhas" de Carlos Drummond de Andrade

Encerramento do Trabalho sobre a "SERRA DO CURRAL" apresentado por Adriana M.Oliveira e Silvana A.Marques na Oficina de Educação Patrimonial - Faculdade Pedro II em 08/11/08.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Webrádio Faculdade Pedro II/ Áudio

Este programa foi idealizado pelos alunos da Faculdade Pedro II com o tema: MOTIVAÇÃO. Do curso de Pedagogia/4º período- Adriana Miranda , Eliane Reis e Gisele Cardoso. Do curso de Matemática- 1º período - Glaydston. Orientação e participação do professor Anderson Pimentel Borges da disciplina de: Educação, Comunicação e Tecnologia.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O MACACO E O COELHO

Teatro de Sombra apresentado por Gisele e Soraya - Disciplina "Arte e Ludicidade"/3º período de Pedagogia/Faculdade Pedro II / 1º SEM-2008

A LINDA ROSA JUVENIL

Teatro de Sombra- apresentado por Mônica disciplina "Arte e Ludicidade" - 3º período de Pedagogia /Faculdade Pedro II - 1º SEM/2008

VISITA AO MUSEU DO BRINQUEDO- 1º SEM/08

MINHA HISTÓRIA - Oficina Patrimônio Emocional- Pedagogia 4º período/2º SEM/2008